[Skip to Content]
ISN: Portuguese Version
Support Groups: International
Sobre Escleroderma
Tipos de Escleroderma
ISN Translator: Jaqueline Jaques

Tipos de Escleroderma ou Esclerodermia: Visão geral

Esta página foi escrita por Shelley Ensz, e traduzida por Ana Celia Castro, e não foi ainda editada por nenhum médico. Veja a advertência (Disclaimer)
Dois tipos principais
Escleroderma Localizado(a)
Sistêmico
Síndrome de CREST
Escleroderma Limitado
Escleroderma Difuso
Sindrome da Sobreposição "Overlap"

Dois tipos principais

Há diversos métodos usados para classificar as várias formas de escleroderma ou esclerodermia, o que tem trazido uma certa abundância e confusão de termos. As seguintes categorias são frequentemente encontradas na literatura, mas seu uso e interpretação variam amplamente.
Existem basicamente dois tipos principais de Escleroderma ou Esclerodermia: Localizado e Sistêmico.

Localizado

Da mesma forma, existem dois tipos de Escleroderma Localizado: Linear (Inglês) e Morféa (Inglês). Localizado O Escleroderma ou a Esclerodermia Localizado(a) afeta a pele ou a epiderme. Mas pode também afetar os músculos internos e os ossos, mas sem afetar os órgãos internos.
O Escleroderma Localizado é relativamente benigno, e somente pode ser relacionado com o Escleroderma Sistêmico em termos de sintomas superficiais similares, tais como a aparência da biópsia da pele sob o microscópio.

Sistêmico

Existem vários tipos de Escleroderma ou Esclerodermia Sistêmico(a): CREST, Limitado e Difuso.

Síndrome de CREST

A Síndrome de CREST, em sí, não apresenta nenhum endurecimento da pele. CREST significa Calcinose, Fenômeno de Raynaud, Esôfago, Esclerodactili, e Telangiectasia.
A Síndrome de CREST pode manifestar-se sozinha, ou em combinação com outras formas de Escleroderma ou Esclerodermia, (ou mesmo com outras doenças auto-imunes), como por exemplo CREST com Escleroderma Limitado, ou CREST com Lupus. Veja CREST (Inglês).

Escleroderma Limitado

O Escleroderma Limitado ocorre quando o envolvimento da pele permanece limitado às mãos (apesar de que a face e o pescoço podem também ser atingidos) Veja Escleroderma Limitado (Inglês).

Escleroderma Difuso

O Escleroderma Difuso ocorre quando o endurecimento da pele se dá acima dos pulsos (ou articulações como o cotovelo e o joelho, veja abaixo). Existem várias sub-categorias da forma difusa, tais como "Escleroderma sem Escleroderma quando existe fibrose de órgãos internos, mas não endurecimento da pele; e Esclerose Sistêmica Progressiva Familiar (Familial Progressive Systemic Sclerosis), uma forma extremamente rara que se manifesta em grupos familiares. Veja Escleroderma Difuso (Inglês).

Síndrome Sobreposta

Se um paciente de Escleroderma tem também qualquer outra doença auto-imune (como lupus, artrite reumatóide, etc.) isto é referido como sobreposto (overlap), como, por exemplo, "Escleroderma Difuso sobreposto ao Lupus". Os sintomas do Escleroderma ou da Esclerodermia podem também ser parte da Doença Mista do Tecido Conectivo (MCTD), ou Doença Indiferenciada do Tecido Conectivo (UCTD). Veja Escleroderma Sobreposto (Inglês).

Award

SWA Global Outreach Excellence AwardThis award from the Scleroderma Webmaster's Association was given to Ana Celia Castro, ISN Portuguese Translator, for her excellent global outreach efforts.

Scleroderma Webmaster's Association

Scleroderma Webmaster's AssociationvSites to Surf!
 
Go to Jaqueline Jacques: ISN Portuguese Translator
About the ISN

This website is certified by Health On the Net Foundation. Click to verify.We are a full-service nonprofit 501(c)(3) providing stellar worldwide research, support, education and awareness for scleroderma and related illnesses, such as pulmonary hypertension. This site complies with the HONcode standard for trustworthy health information: verify here.

 

Scleroderma Hotline (English Only)
Toll Free U.S. Call 1-800-564-7099
Direct Line: Call U.S. 952-831-3091

Post a message in Sclero Forums
Email: isn@sclero.org

International Scleroderma Network (ISN)
7455 France Ave So #266
Edina, MN 55435-4702
United States

AKA Scleroderma from A to Z and SCLERO.ORG
Privacy Policy, Financial Disclosure, and Disclaimer.

Home   Medical   News   Sclero Forums   Support   Translations

© Copyright 1998-2014 International Scleroderma Network
All Rights Reserved